Mostrando postagens com marcador Livros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Livros. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

LIVRO DA SEMANA

LOUCO POR VIVER, de Roberto Shinyashiki



          O livro é quase um manual para ser mais feliz. Tem várias dicas para tornar a vida mais leve e incentiva o leitor a ter mais iniciativa.

          Achei bastante motivador algumas das dicas são bastante úteis como, por exemplo, reclamar menos e fazer mais. Também importância de criar coragem para desistir de algo que não te faz feliz e recomeçar um novo projeto, independente da idade.

          Há alguns anos atrás, li um livro de Aristóteles(sim, o filósofo da Grécia antiga!) que se chamava "Ética à Nicômaco" e gostei muito. O tema era parecido, mas a forma de escrita era muito diferente, assim como a conclusão. Para Aristóteles, a felicidade estava em se encontrar o equilíbrio. Por exemplo, não passar a vida fazendo dieta mas não comer até passar mal...  O livro era fantástico, mas precisava de um tempão para lê-lo, uma vez que as frases eram super extensas e cheias de apostos.

          Já em Louco por Viver, a linguagem é super acessível e os capítulos são curtinhos. Ideal para levar na bolsa e ler na fila do banco, por exemplo.

          Indico a todos que gostam de uma leitura leve e que gostaria de ter uma vida mais prazerosa.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

LIVRO DA SEMANA

O LADO BOM DA VIDA , de Matthew Quick




          Gostaria de compartilhar com vocês o que senti lendo este livro.
       
           Nunca tinha assistido o filme de mesmo título e, portanto, só sabia por alto do que a história se tratava. Pois bem: É a história de um cara, Pat, que acaba de sair de um hospital psiquiátrico e está bastante confuso e tentando retomar a vida.
         
           No livro Pat parece um pouco infantilizado e dependente. Acredito que a ideia é realmente a de mostrar a vulnerabilidade do personagem.
        
            No início e gente não sabe bem por que ele acabou no hospital, mas aos poucos começamos a imaginar que tem uma forte relação com a esposa de Pat.

           Para quem já viu o filme não vai ter problemas, pois o livro não é exatamente igual. Principalmente o pai de Pat, que no livro é bastante distante e indiferente ao filho. Nem mesmo o final é exatamente igual.
         
           O livro é muito bom e quase me fez chorar em várias partes (Eu não sou muito chorona. Se fosse, certamente teria chorado!). Detalhe para a parte em que Pat e sua amiga Tiffany dançam em um concurso: mesmo sem assistir, o autor consegue nos levar a imaginar super bem. Até mesmo a música ele consegue deixar bem evidente.
         
           A única coisa que não gostei tanto foi a grande quantidade de referências esportivas, pois não sou muito ligada em esportes... Mas nada que não possa se superar.
         
           Sendo assim, recomendo a todos que gostam de uma boa leitura. Vale muito a pena!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

DICA DE LIVRO

PARE DE RECLAMAR E CONCENTRE-SE NAS COISAS BOAS

          Desde a semana passada resolvi me colocar um desafio: o de ler um livro por semana.

          Na primeira semana li "Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas" de Will Bowen.







          O livro trata de um método proposto pelo autor que consiste em passar 21 dias consecutivos sem reclamar, fazer críticas negativas nem falar mal dos outros. Para tanto, o autor propõe que se utilize um objeto que possa ser mudado de lugar cada vez que fizermos uma dessas 3 coisas. Ele sugere o uso de uma pulseirinha elástica que pode ser mudada de pulso a cada escorregada.

          À primeira vista, não parece que vai ser tão difícil. Mas quando tentamos passar pelo menos 1 dia sem reclamações é que vemos o quanto realmente reclamamos de tudo.

          A ideia pode ser um pouco extrema, mas é interessante por nos fazer refletir sobre nossas palavras do cotidiano. Além disso, podemos perceber que o único vínculo que temos com determinadas pessoas é o fato de reclamarmos juntos ou de falar mal de alguém.

          Vale a pena ler para ter uma auto reflexão. Mesmo que não pretenda fazer o desafio.